O ano era 1993,
três membros de igrejas evangélicas, de São Paulo e grande São Paulo, conversando entre si, manifestaram o desejo de criar uma instituição para atender pessoas idosas. Nesse momento inicial, pensaram em atender pessoas idosas ligadas às igrejas a que pertenciam. Conversaram com outros membros das demais igrejas, que foram se convencendo da importância do que estava sendo proposto, e formaram assim uma associação com vistas a alcançar o objetivo proposto.
Aos 19 de dezembro de 1995 foi criada a pessoa jurídica “Abrigo Para Idosos Lar do Amor Cristão” – ABRILAC. Teve nessa fase o apoio de dezessete igrejas (Igreja Cristã Evangélica “Casa de Oração”, como são normalmente identificadas), da região de São Paulo e grande São Paulo.
Na busca de um local para funcionamento, a Igreja Evangélica “Casa de Oração” de Moinho Velho, SP, ofereceu como doação um terreno, no qual foi executado parte do que fora planejado num projeto arquitetônico, para que assim o ABRILAC iniciasse suas atividades. Isso só foi possível devido ao empenho de pessoas físicas e jurídicas (sobretudo as pessoas e igrejas diretamente envolvidas).
Diante de muitas expectativas, 2004 foi um ano festivo, em junho houve a inauguração do espaço físico e em 28 de outubro, num dia de muita expectativa e alegria, o ABRILAC recebeu seus primeiros moradores (Sr. José e “Tia Nena”); quando contava apenas com 2(duas) suítes.
No dia 25 de agosto de 2005, com a chegada de mais sete moradores, encaminhados pelo Serviço Social do município de São Caetano do Sul, SP, numa situação que envolveu a intervenção da Promotoria de Idoso numa instituição considerada clandestina, atingiu a capacidade máxima de abrigamento (oito vagas), isso porque foi acrescentada uma cama em cada quarto suíte.
Nos anos seguintes a capacidade de abrigamento foi se expandindo, bem como o melhoramento das condições físicas do local, o aumento do quadro de recursos humanos com a contratação de pessoal e o envolvimento de voluntários, e a ampliação dos serviços prestados as pessoas idosas residentes.
Já em 25 de março de 2010, pela Lei nº 4.866, o ABRILAC foi reconhecido como instituição de utilidade pública municipal.
Com todo processo de reformas, ampliação e construção, o ABRILAC em 2015 conta com 28 vagas com capacidade máxima para abrigamento.
É uma história de desafios e conquistas, na qual temos Deus, que cremos ser o criador e sustentador de todas as coisas e o maior interessado no que de fato é bom para o ser humano, como protagonista. Ele é nossa suprema inspiração, para o que nos propomos a fazer!
Somos gratos a Deus que ao longo destes anos nos tem possibilitado, enquanto instituição, receber apoio de igrejas evangélicas, escolas, empresas, instituições e pessoas diversas que compartilham da nossa missão, colaborando assim para que possamos realizar esta obra extraordinária. São estas participações que nos dão a possibilidade de proporcionar bem-estar e qualidade de vida às pessoas idosas a quem servimos. Partimos do entendimento de que Deus não é somente o Criador e Sustentador de todas as coisas, mas é também o maior interessado no que de fato é bom para o ser humano; assim, suas instruções são fundamentais em nosso trato, envolvimento e cuidado com as todas as pessoas, inclusive as pessoas idosas.
Assim, considerando nossa vivência no ABRILAC, fazemos nossas as palavras de um personagem bíblico chamado Samuel: “Até aqui nos ajudou o SENHOR.” I Samuel 7:12.